Criar indoor media digital alimentado por user generated content de diferentes escolas europeias em 2023.

Explicação: As disciplinas de natureza humanística e artística têm sido desconsideradas em detrimento das ligadas às ciências naturais e exatas. Com a criação de um canal de televisão interno, alimentado por conteúdos produzidos pelos próprios alunos, pretende-se, não só aumentar o interesse dos alunos para estas áreas, como também promover o desenvolvimento de softskills e competências de trabalho colaborativo. Este objetivo destaca-se ainda por permitir fomentar alguns dos pilares do programa Erasmus+, através da difusão e produção artística de conteúdos atuais, relacionados com sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, e pela sua capacidade de promover blended mobility – atividades de mobilidade físicas e virtuais, com a partilha de trabalhos produzidos em parceria com alunos internacionais. Aumentar a cooperação/mobilidade virtual e respetiva acessibilidade ao programa Erasmus+ a aprendentes que, noutras ocasiões, estariam privados do acesso ao mesmo, será, assim, uma possibilidade.

2021/2022: 

– Lançamento do projeto-piloto;

 – Job Shadowing e/ou Missões de Ensino ou Formação – 3 a 10 dias – de professores e/ou staff em escolas com dinâmicas de digital user generated content. 

2022/2023: 

– Mobilidade em grupo de curta duração (intercâmbio de alunos) – 2 a 5 dias, em escolas com dinâmicas de digital user generated content;

– Job Shadowing e/ou Missões de Ensino ou Formação – 3 a 10 dias – de professores e/ou staff em escolas com dinâmicas de digital user generated content.


Avaliação do progresso: Antes do arranque do projeto-piloto, são recolhidos indicadores sobre a perceção dos alunos a propósito das áreas artísticas e humanísticas, com recurso a questionários. É ainda recolhida informação sobre os conhecimentos destes sobre temas como sustentabilidade e inclusão. Após identificação dos professores e alunos envolvidos na criação do indoor media digital, e respetiva implementação do projeto-piloto, através das atividades e timings acima descritos, é medido o grau de satisfação dos alunos através de novos questionários específicos. Após os programas de mobilidade de grupo de curta duração e internacionalização do projeto, os participantes voltam a responder a um último questionário de satisfação e preenchem um relatório que permitirá aferir se existiu uma evolução do interesse dos alunos pelas áreas artísticas e humanísticas.