Promover a candidatura de pelo menos dois alunos a instituições vinculadas à Rede de Universidades Europeias pelo final do ano letivo de 2024/2025.

Explicação: Este objetivo traduz o despertar da consciência europeia dos nossos alunos, através da promoção de uma melhor compreensão da integração europeia e o sentimento de pertença à Europa. Um dos desafios que identificámos enquanto escola passa pela dificuldade em encontrar mecanismos que permitam aos alunos ter um maior contacto com as realidades profissionais que vão encontrar no seu futuro, a nível europeu, conhecendo assim oportunidades internacionais. Explorando sinergias com outros programas da União Europeia, pretendemos, no final do ano letivo de 2024/2025, culminar um trabalho de três anos de sensibilização, junto dos nossos alunos do Ensino Secundário, com a candidatura de pelo menos dois aprendentes a uma das 41 alianças de Universidades Europeias – Redes de Instituições de Ensino Superior da EU -, que possibilitam a obtenção de um diploma ao conjugarem a sua formação em diferentes Estados-membros, contribuindo para a competitividade e internacionalização das instituições.

2021/2022: 

– Visitas preparatórias da direção pedagógica ou coordenação do ensino secundário. 

2022-2025:

 Mobilidade em grupos de curta duração – 2 a 15 dias, em cursos/workshops/summer courses promovidos em Universidades Europeias;

– Acolhimento de peritos convidados para partilha de vivências com os alunos do Ensino Secundário;

Final do ano letivo 2024/2025: 

– Concretização do objetivo com a candidatura de pelo menos dois alunos a instituições vinculadas à Rede de Universidades Europeias.


Avaliação do progresso: No início do ano letivo 2022/2023, serão distribuídos inquéritos específicos que pretenderão avaliar a consciência europeia dos nossos alunos das turmas do 8.º, 9.º e 10.º anos. Após o fomento dos programas de mobilidade e de diferentes atividades promovidas junto de Universidades Europeias e peritos convidados, será distribuído, no final de cada ano letivo, novo inquérito para aferir o aumento do interesse dos alunos por carreiras no Ensino Superior de outras universidades europeias. Isto permitirá proceder a ajustes no programa de acordo com o feedback obtido pelos aprendentes. No final dos três anos de implementação, será avaliada a consciência europeia dos alunos, comparativamente ao início do projeto, e verificar-se-á se o número de candidaturas está em conformidade com o objetivo traçado.