Aumentar a capacidade de resposta da escola aos casos de alunos com medidas específicas de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da colaboração com instituições de ensino da rede Erasmus.

Explicação: Temos procurado adequar as necessidades e potencialidades de cada aluno, garantir as condições da sua realização plena e promover uma a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso ao currículo. Pretendemos ser uma escola cada vez mais inclusiva, com o intercâmbio de professores e staff do nosso Serviço de Psicologia e Orientação com escolas europeias que se destaquem, não só pelas suas medidas de apoio à inclusão, como também pela forte aposta no desenvolvimento socioafetivo dos seus aprendentes. Esta troca de experiências e formação intensiva (propomos a contratação de um novo elemento para a EMAEI, que realizaria parte do seu estágio profissional – 1 a 3 meses – numa instituição identificada no programa Erasmus+) permitiria aumentar significativamente a nossa capacidade de resposta a estes alunos e, consequentemente, continuar a elevar o nosso projeto ASA@escolaglobal – aprendizagem socioafetiva.

2021/2022:

 – Identificação de escolas parceiras. 

2022/2023:

 – Job shadowing + cursos de formação e desenvolvimento profissional – 3 a 5 dias;

– Formação inicial (estágio) em escola da rede Erasmus+ – 1 a 3 meses 

– Peritos convidados 

2023/2024:

– Job shadowing + cursos de formação e desenvolvimento profissional – 3 a 5 dias 

– Reformulação projeto ASA@escolaglobal e implementação das boas práticas assinaladas. 

– Aumento em 50% da capacidade de resposta da escola aos casos de educação inclusiva.

Avaliação do progresso: No início do ano letivo 2022/2023, será feito um levantamento estatístico do n.º de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão na escola. Os encarregados de educação das turmas que têm esses alunos irão responder a um questionário para avaliar a perceção sobre a qualidade da prática pedagógica, incluindo as atividades do projeto ASA. Após os intercâmbios entre professores e staff do SPO, será reformado o projeto ASA e as medidas de apoio à inclusão. Este novo modelo deverá então ser testado num projeto piloto e avaliado, por inquérito, após o primeiro ano de implementação. A fim de mensurar o sucesso global das medidas propostas neste objetivo, aquando da conclusão desse primeiro ano letivo de implementação, deverá ser distribuído novo inquérito aos EE. No ano seguinte, a confirmarem-se os bons resultados desta primeira experiência, as alterações deverão ser então aplicadas a toda a escola. Será ainda verificado se aumentou em 50% o n.º de alunos com medidas de apoio.