Participar e organizar eventos internacionais de Desporto Inclusivo até 2025.

Explicação: Acreditamos na capacidade de educar para a diferença através da prática desportiva. Através do nosso projeto MOVE@escolaglobal, temos procurado, desde 2019, sensibilizar a comunidade educativa para o papel do desporto enquanto ferramenta de inclusão. Com a necessidade de dar resposta a uma crescente procura por parte de pais com educandos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, este trabalho de sensibilização da comunidade ganha uma importância reforçada. A experiência que obtivemos com as nossas iniciativas da “Semana do Desporto Adaptado” e as parcerias estabelecidas com agentes locais com tradição na promoção do desporto adaptado na região – ANDDI, Clube de Desporto Adaptado de Fiães, Basket Clube de Gaia, Ténis de Mesa adaptado de Lourosa, permitirá reforçar a inclusão destes grupos vulneráveis e alargar o acesso ao programa, nomeadamente, a aprendentes com menos oportunidades.

2021/2022: 

– Identificação de parceiros locais e internacionais. 

2022 a 2025: 

– Visitas preparatórias; 

– Mobilidade individual/grupo de curta duração para alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, professores e staff;

– Acolhimento de professores e alunos para a realização de atividades desportivas adaptadas nas nossas instalações com os parceiros locais. 

2024/2025: 

– Concretização de evento internacional de Desporto Inclusivo no nosso concelho, coorganizado pela escola.


Avaliação do progresso: Antes da concretização do objetivo, será realizado um inquérito para aferir práticas de igualdade e inclusão da comunidade educativa (alunos e Encarregados de Educação). Após a realização dos programas de mobilidade, onde para além do envio estará previsto o acolhimento e dinamização de atividades desportivas inclusivas com alunos internacionais, ao abrigo do programa Erasmus+, será distribuído novo inquérito de forma a averiguar a evolução das atitudes e valores preconizados. Anualmente, será também feito o levantamento do número de alunos voluntários na organização dos eventos de desporto adaptado de preparação para a prova internacional de 2025. Pretende-se registar uma tendência crescente no número de participantes voluntários, anuais, fruto da também crescente sensibilização da comunidade para este tema.