Dinamizar ações de voluntariado, organizadas por professores e alunos do Ensino Básico e Secundário, vocacionadas para o ensino das STEAM junto de targets desfavorecidos, a partir de 2023.

Explicação: Desde 2017, com o lançamento do programa STEAM@escolaglobal, que a aprendizagem é baseada em projetos interdisciplinares e “hands on”. No entanto, existe ainda uma forte desqualificação por parte dos alunos da componente colaborativa do ensino, bem como uma desvalorização da avaliação formativa. Pretendemos, assim, através de programas de mobilidade de grupo de curta duração (intercâmbio de aprendentes) e de missões de ensino ou formação de professores, colocar alunos e docentes a partilhar vivências, experiências e conhecimento com colegas de outros países, com principal foco na dinamização de atividades STEAM junto de escolas que tenham alunos desfavorecidos. Isto permitirá aos nossos aprendentes conhecer uma realidade diferente da sua, enquanto despertam a vontade de inovar, a curiosidade e a imaginação destes jovens. Contamos, para o efeito, com experiência obtida através de projetos desenvolvidos com a FEUP, Microsoft e Visionarium, entre outros parceiros.

2022/2023: 

– Mobilidade em grupos de curta duração (intercâmbio) – 2 a 5 dias, min. 4 participantes (alunos);

– Missões de ensino ou formação de 2 professores envolvidos no currículo STEAM da escola – 2 a 5 dias.

2023/2024: 

– Mobilidade em grupos de curta duração (intercâmbio) – 2 a 5 dias, min. 8 participantes (alunos);

 – Missões de ensino ou formação de 3/4 professores envolvidos no currículo STEAM da escola – 2 a 5 dias.


Avaliação do progresso: A avaliação do progresso da concretização deste objetivo passa por aferir a evolução do número de participantes voluntários de alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário na dinamização de atividades STEAM, quer ao abrigo dos programas de mobilidade, junto de escolas com minorias, quer a nível local. Para além desse levantamento estatística, serão distribuídos questionários para avaliar a perceção dos alunos envolvidos sobre a importância do trabalho colaborativo e “hands on” para a sua formação enquanto indivíduos e para superarem os desafios do século XXI.